Dicas para currículo profissional

Recrutamento e Seleção

A primeira impressão do seu currículo pode fazer a diferença

A cada processo seletivo que a Perfil realiza, recebemos centenas de currículos profissionais, de todos os tipos e formatos, após o recebimento, é realizada uma primeira triagem onde se filtram os principais currículos, extraindo o que chegou de melhor em relação a vaga divulgada.

Durante este processo de triagem, o que nos deixa mais surpresos é que a grande maioria dos currículos que se candidatam a vaga, digamos que uns 70% a 80%, chegam com uma péssima formatação, textos sem alinhamentos, sem parágrafos, sem padronização, sem destaque algum para competências, fica um verdadeiro amontoado de textos.

Como vivemos em um mundo acelerado, onde cada vez menos as pessoas têm tempo para ficar lendo, quanto mais “mastigado” você entregar, melhor será para a pessoa que estiver fazendo o seu recrutamento analisar o seu currículo.

Sem dúvidas aquele currículo que vem bem formatado, dando destaque nas principais competências do candidato, com as experiências bem resumidas, com subtítulos para uma boa divisão dentro da página ganha força na hora da análise.

Formate seu currículo profissional

Pensando nisto, resolvemos fazer um post com algumas orientações e dicas para um currículo profissional, sobre a montagem do currículo profissional para que você não deixe uma má primeira impressão, afinal de contas ele é sua “carta de entrada”.

  • Tente colocar tudo em uma única página
  • Utilize o cabeçalho para nome/foto, informações de contatos, estado civil.
  • Utilize subtítulos e fale sua formação.
  • Faça um bom resumo das três (ou duas) últimas experiências profissionais.
  • Crie um painel, destaque falar das suas competências e virtudes profissionais.
  • Crie um gráfico para demonstrar suas habilidades com determinadas ferramentas, métodos, idiomas estrangeiros, etc.
  • Utilize uma área para falar de cursos complementares que podem ajudá-lo no dia-a-dia profissional.

Conseguindo trabalhar todas as informações bem estruturadas, não tenha dúvida que você terá seu currículo totalmente analisado e melhorando significativamente a sua chance de avançar no processo seletivo.

Dúvidas?

Envie-nos uma mensagem que tentaremos ajudá-lo.

Abraços a todos

Frederico Condé
fred@rhperfil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *